Programação – 23/09

Home  /  Programação – 23/09

Sexta-feira – 23/09
Centro Universitário Assunção – UNIFAI
Horário Atividade Nome/ Titulação
9h00 às 10h00 Mesa Redonda
O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem
Sala 101
Profa. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares
Doutora e mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, colaboradora como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e Coordenadora de Projetos de Inovação e Formação da Equipe Gestora do Colégio Novo.
Profª Dra. Mariângela Camba
Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental.
9h00 às 10h00 Mesa Redonda
Estudo da infância e suas histórias
Sala 101
Mediação
Profª Dra. Olga Brites
(Doutora em História, Professora do Departamento de Ciências Sociais-PUC-SP, e Pós-História/PUC-SP, Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História-Seção São Paulo)
Profª Dra. Sueli Soares dos Santos Batista
(FATEC/Jundiaí e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza; Pós-Doutora/Unicamp)
Prof. Dr. Eduardo Silveira
(Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História-Seção São Paulo; Professor Universitário; Doutor em História Social)
Profª Dra. Kátia Cibelle Machado Pirotta
(Professora e Pesquisadora do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo).
10h00 Coffee Break
10h30 às 11h30 Mesa Redonda
Educação integral e a democratização da escola
Sala 102
Profª. Dra. Abigail Malavasi
Doutora em Educação pela UNICAMP e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Diretora de escola rede pública estadual até julho de 2016. Professora da graduação em EaD das disciplinas Psicologia da Educação, Psicologia Educacional, Metodologia Científica e TCC e professora permanente do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Prof. Esp. José dos Santos Silveira
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em Gestão pela UTFPR. Sua pesquisa de mestrado é sobre a perspectiva do diretor de escola sobre a gestão democrática. É diretor titular da EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida.
Prof. Ms. Valter de Almeida Costa
Doutorando em Educação pela PUC-SP, Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986) e graduação em pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1998). Atualmente é Dirigente Regional da DRE-Itaquera e Supervisor Escolar efetivo da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.
08h30 às 10h00 Relatos de prática
Sala 103
Andreia Aparecida Mattosinho, Simone Santos do Aido, Abigail Malavasi, Alberto Luiz Schneider
(UNIMES) – O lúdico no Ensino Fundamental
Angélica Carreira Bela Alves
(UNIMES) – Leitura de romance policial – oralidade
Cláudia Regina Bazoli Silva Villar, Cristiane Amaro da Silva Santos, Thiago Simão Gomes
(UNIMES) – Praticando informática com a utilização da plataforma Khan Academy
Cristina Torquato, Irene Coelho
O papel formador, articulador e transformador do coordenador pedagógico
Débora Gil Souza, Gerson Tenório dos Santos
(UNIMES) – Projeto: Santos à Luz da leitura
Valéria Batista, Ariane Cristina Neves Cabrera, Maria José Brandão e Anderson Rodrigues de Mello
(UNIFAI/EMEF Antonio Duarte de Almeida) – Formação inicial em foco: PIBID e os desafios da construção docente.
10h30 às 12h30 Relatos de prática
Sala 103
Beatriz Picolo Gimenes
(Faculdade Anhanguera) – O papel do brincar no desenvolvimento orgânico e na saúde mental da relação professor-estudante: relato de experiência.
Elaine Kivits da Graça, Abigail Malavasi
(UNIMES) – Desafios na formação continuada do professor de educação de jovens e adultos
Eliana Aparecida Miranda Paulo, Luana Carramillo Going, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – Educação integral e cidadã: uma prática interdisciplinar
Ewerton Menezes Fernandes de Souza, (CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo)
A organização do projeto curricular integrado: de sua construção pela comunidade educativa à publicização de resultados
Giselle Larizzatti Agazzi, Maria José Marques
(UNIMES) – O portfólio como avaliação formativa nos cursos de licenciatura
Lígia Cristiane Santos e Santos, Claire Margaret de Jesus Giovani, Lucilene Costa Ribeiro, Abigail Malavasi, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – Da Educação Especial à mediação de inclusão: primeiros passos de uma longa jornada.
Sandra Regina Freitas Silva
(UNISANTOS) – Programa Qualidade de Vida do Educador – Ginástica laboral: alguns indicadores em escolas municipais de Santos.
08h30 às 10h00 Relatos de prática
Sala 104
Ana Maria Tavares Melles, Izabella Custódio Dias, Elisabeth dos Santos Tavares, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – O “fórum” digital: reflexões sobre a experiência do uso dessa ferramenta na educação de jovens e adultos
Ana Maria Tavares Melles, Izabella Custódio Dias, Elisabeth dos Santos Tavares, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – A prática de assembleias de classe e a indisciplina nas salas do Ensino Fundamental – Relato de experiência.
Ivana Correa de Souza Four, Mariangela Camba, Elisete Gomes Natário, Alberto Schneider
(UNIMES) – Gestão democrática e formação continuada dos professores de Ensino Fundamental
Ivanilde Lourenço Passos, Márcia de Castro Calçada Kohatsu, Luana Carramillo Going
(UNIMES) – Coro cênico tanto canto: uma experiência na perspectiva da educação integral
Janete Rodrigues Quintela Caboclo, Elaine Marcílio Santos, Mariângela Camba
(UNIMES) – Um agente público da educação em ação: a serviço de quem eu exerço a supervisão?
Janicleide Feitosa Maia Simões, Mariângela Camba, Elisabeth dos Santos Tavares
(UNIMES) – Relatos e reflexões da prática: a (in)disciplina em sala de aula e a formação de professores.
Paula Faustino Netto, Elisete Natário, Alberto Schneider
(UNIMES) – Relato de experiência do jogo Sudoku na Educação Infantil: um caminho para aprendizagem significativa.
10h30 às 12h30 Relatos de prática
Sala 104
Márcio Rodrigues dos Santos, Alberto Schneider, Elisete Natário Gomes
(UNIMES) – Capoeira na mediação do desenvolvimento e aprendizagem: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Maria de Lourdes Medeiros Batista, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – A afetividade como meio para a aprendizagem na prática pedagógica – Relato de experiência
Maria Emília Araújo França de Abreu, Abigail Malavasi, Elaine Marcílio Santos
(UNIMES) – Implementação de estratégias pedagógicas facilitadoras no âmbito da educação inclusiva.
Maria Isabel de Abreu Saeger Malheiro, Roberto Fonseca, Elaine Marcílio Santos, Abigail Malavasi
(UNIMES) – Uma criança surda na família: a descoberta de um mundo de novos significados.
Maria José Marques, Suely Alves Maia
(UNIMES) – Programa Escola Total e práticas de educação integrada em Santos.
Onorival de Almeida Doin, Irene Coelho
(UNIMES) – Aprendizado e interdisciplinaridade: o Projeto Transformar.
13h30 às 15h00 Mesa Redonda
Literatura e educação
Auditório
Mediação
Profª Ms. Maria Candelária Moraes
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica. Professor do Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental e do curso de graduação da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e parecerista das revistas Fronteiraz (PUC-SP), Ângulo (Fatea) e Paideia (UNIMES). Possui vários artigos sobre literatura, linguística e semiótica.
Profª Ms. Nilza de Campos Becker
Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Possui vários artigos sobre literatura brasileira e francesa.
Profª Dra. Olga de Sá
Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-diretora geral das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, de Lorena, Editora da Revista Ângulo publicada pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila e membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Possui inúmeros artigos e publicações sobre literatura, filosofia, religião, semiótica e livros sobre Clarice Lispector, bem como é escritora.
Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes
Doutor e Mestre em Literatura Brasileira, professor do Curso de Letras e Pedagogia da UNICASTELO, membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Possui vários artigos publicados na área de literatura, filosofia e teologia e é autor do livro Dialética da iluminação: estudo de Corpo de baile, de Guimarães Rosa.
Profª Dra. Vera Bastazin
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, onde ministra aulas de Teoria Literária e Literatura Comparada. Participou, nessa Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária, do qual foi coordenadora por quatro gestões. Realizou Estágio de Pós-doutorado, na Universidade do Minho, em Braga, junto ao Prof. Dr. Vitor Manuel de Aguiar e Silva e participou de Grupo de Trabalho sobre Poesia Contemporânea, na Universidade Aberta (Portugal). Tem publicado e organizado livros e ensaios nacionais e estrangeiros, dentre os quais destaca Poesia e Mito na Literatura Contemporânea; Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar – obra resultante do Projeto Interdisciplinar que reuniu professores de História, Arte, Literatura e Educação e Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo (prelo).
14h00 às 15h30 Workshops
Sala 103
Patrícia Teixeira Alves
(UNIMES) – Jogos teatrais como recurso psicopedagógico.
15h00 às 17h00 Relatos de prática
Sala 101
Claire Margaret de Jesus Giovani, Luciana Oliveira da Silva Rocha, Abigail Malavasi, Elisete Gomes Natário
(UNIMES) – O compromisso social profissional: promovendo a inclusão – Relato de Prática.
Cristiane Amaro da Silva Santos, Cláudia Regina Bazoli Silva Villar, Thiago Simão Gomes
(UNIMES) – O mediador escolar e o aluno portador de Transtorno do Espectro Autismo (TEA) na unidade escolar do município de Santos.
Elisete Gomes Natário, Sirlei Ivo Leite Zoccal, Maria da Graça Pimentel Carrril
(UNIMES) – A universidade e a escola pública: um olhar sobre a construção da prática docente na educação básica.
Paolo Civita, Mariângela Camba, Elisabeth dos Santos Tavares
(UNIMES) – Informática educativa e aprendizagem matemática.
Patrícia Rodrigues Carvalho dos Reis, Elisabeth dos Santos Tavares
(UNIMES) – A formação continuada de professores e o uso das tecnologias educacionais.
Rosemeire Silva Rittes, Elisete Gomes Natário, Renata Barrocas
(UNIMES) – Projeto Santos da Gente aos olhos de Ausubel, Piaget, Wallon e Vygotsky: algumas considerações.
15h00 às 17h00 Relatos de prática
Sala 102
Paula Netto Teixeira, Irene da Silva Coelho
(UNIMES) – O uso de jogos na construção do conhecimento matemático
Sandra Regina Freitas Silva
(UNIMES) – Programa Qualidade de Vida do Educador – Ginástica Laboral: alguns indicadores em escolas municipais de Santos.
Tatiana Piccardi, Thaysa Roberta Pereira Audujas
(Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS) – Programa Educação em Movimento: saúde e cidadania para crianças e adolescentes em tratamento de câncer – relato de prática em São Paulo.
Wesley Werner da Silva Nunes, Elaine Marcílio Santos e Maria Candelária Moraes
(UNIMES) – Reflexões sobre minha prática docente a partir da análise da atividade Baú da memória: construindo identidades, aplicada em discentes do 6º ao de Ensino Fundamental.
Willian Monteiro dos Santos, Michel da Costa
(UNIMES) – Perspectivas da Educação Matemática Inclusiva.
14h00 às 16h00 Apresentação de pôster
Espaço cultural
Momento em que os autores deverão permanecer junto aos pôsteres: 14h30 às 15h00
(os pôsteres deverão ser entregues na parte da manhã na recepção do congresso à pessoa encarregada de recebê-lo)
Ana Luiza Bachereti Sodero de Toledo
Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo sobre a inclusão de adolescentes
Bruno Ferreira Andreoli Bispo, Renata Barrocas
Práticas Interdisciplinares em Artes: Santos à Luz da Leitura
Carla Bazilio de Souza, Luana Carramillo Going
A importância do criar no fazer artístico
Cláudia Regina Bazoli Silva Villar, Cristiane Amaro da Silva, Thiago Simão Lopes
Praticando matemática no laboratório de informática com a utilização da plataforma Khan Academy
Cristiane Amaro da Silva, Cláudia Regina Bazoli Silva Villar, Thiago Simão Lopes
O mediador escolar e o aluno portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na unidade escolar do Município de Santos
Cristina Eugenia Anselmino, Maria Teresa Valerga
Detección de dificultades asociadas al riesgo académico en alumnos del primer ciclo de la carrera de odontología (UCALP)
Érica Stachera, Renata Barrocas
O blog como recurso didático no ensino de produção de texto.
Fátima Aparecida Marinho Coelho, Flávia Maria Lourenço da Costa, Wesley Werner Da Silva Nunes
A construção da cidadania por meio da metodologia das assembleias escolares; diálogos entre Freinet e Hannah Arendt
/center>José Gilberto de Andrade Silva
PCNEM-ENEM: a área de História nas políticas públicas de Educação no Brasil – 2009 a 2012
Liliane Angerami de Souza, Luana Carramillo Going, Mariangela Camba, Elisabeth dos Santos Tavares
As relevâncias das políticas públicas na gestão da educação
Luana Leite Souza, Rosana Alvim Yamanaka
O papel da escola na construção da cultura de não violência doméstica
Marcello Santos Olintho, Thiago Simão Gomes
/center>Adequação de espaços ociosos em unidade escolar voltados para a educação ambiental.
/center>Maria Antônio Cândido Pereira, Maria do Socorro Silva, Zilda Borges da Silva
A valorização da autoestima na perspectiva da educação em Direitos Humanos
Márcia de Castro Calçada Kohatsu
A equipe gestora na perspectiva da escola de educação e tempo integrais – uma vivência interdisciplinar
Maria de Fátima Santos Conde Amieiro, Renata Barrocas, Elisete Gomes Natário Magri, Alberto Luiz Schneider
Prática de Ensino, Estudo do Meio e Interdisciplinaridade: exemplo de aplicação nos anos finais do Ensino Fundamental
Rosemeire Nascimento Silva e Santos
Educação holística: a ética da espiritualidade com o futuro da humanidade.
Rosemeire Silva Rittes, Renata Barrocas
Dividindo responsabilidades: a adesão da família no processo educacional
Rozenilda Coleta Ferreira, Zilda Borges da Silva
Políticas públicas no Ensino Médio e Técnico profissionalizante e as percepções dos docentes e jovens estudantes dessas modalidades.
Sandra Bazylewski
Um olhar para a dimensão motora
Sérgio Vasconcelos de Luna, Daniele de Lima Kramm, Simone de Oliveira Andrade Silva
Relações entre raciocínio lógico e raciocínio matemático
Simone Santos do Aido, Andréia Aparecida Mattosinho, Abigail Malavasi, Alberto Luiz Schneider
/center>Integração entre alfabetização e letramento na língua materna e aprendizagem de língua estrangeira – inglês
Simone Conconi de Matos
Pedagogia Hospitalar: aspectos sociais – discutindo o papel do educador no ambiente hospitalar
Soraya Ivon Ramirez Moreno
Pessoas com deficiências no ensino superior: recursos de ensino necessários para a aprendizajem de todos.
Sumaya Pimenta de Castro, Abigail Malavasi
Considerações sobre as práticas pedagógicas no processo de alfabetização nas séries iniciais.
Tânia Almeida Severo Alves, Isa de Cássia Silva, Zilda Borges da Silva
Vulnerabilidades sociais na escola: visão bibliométrica acerca dos estudos atuais.
16h30 às 17h00 Encerramento
Auditório
Leitura da carta
A educação na América Latina: caminhos para a equidade social

rodape-participantes