Programação – 22/09

Home  /  Programação – 22/09

Quinta-feira – 22/09
Centro Universitário Assunção – UNIFAI
Horário Atividade Nome/ Titulação
08h30 Coffee Break
09h00 Apresentação Musical
09h30 às 12h00 Mesa Redonda
Educação alternativa, humanismo e espiritualidade
Auditório
Mediação
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Prof. Ms. Alessandro Cesar Bigheto
Mestre em Educação pela UNICAMP, Professor da Universidade Livre Pampédia, autor de obras didáticas e infanto-juvenis.
Profª Dra. Dora Incontri
Mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela USP. Autora de mais de 40 obras sobre Educação, Filosofia, Espiritualidade, Didáticos e infanto-juvenis. Coordenadora Geral e Professora da Universidade Livre Pampédia.
Profª Ms. Samantha Lodi
Doutoranda em Educação na UNICAMP, na área História da Educação, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professora da Universidade Livre Pampédia.
Prof. Esp. Maurício Zanolini
Pós-graduado em Pedagogia Espírita e Coordenador de Projetos da Universidade Livre Pampédia. Atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta.
09h00 às 12h00 Comunicação Oral
Sala 101
Alexsandra Xavier do Egito, Marcelo Dias de Carvalho
(UNIFAI) – Bibliotecas das fábricas de cultura: ampliando olhares e afetos
Ana Lucia Gubiani Aita
(URI) – Referenciação: cadeias referenciais amarração de ideias no BLOG
Ana Paula Duso
(URI) – O programa mais educação como possibilidade de educação integral
Fernando Battisti
(URI) – Filosofia: reflexões éticas do cuidar acerca de uma educação humanizadora
Fernando Battisti, Daniel Pulcherio Fensterseifer
(URI) – Therapeutic Jurisprudence: reflexões éticas a partir de uma prática jurídica reflexiva
Rosana Valiñas Llausas, Melania Moroz
Avaliação de repertório da alunos de EJA
Saul Cabral Gomes Jr., Tatiana Piccardi, Thaysa Audujas
(AHPAS) – Letramento emocional: uma prática promotora de saúde.
09h00 às 12h00 Comunicação Oral
Sala 102
Fernando Battisti, Claudionei Vicente Cassol
(URI) – Ensino Médio, trabalho feminino jovem, complexidade e ambivalência: primeiras questões.
Francisco Diaz Céspedes
(FECIL) – Paulo Freire: el maestro de América Latina
Ilíria François Wahlbrinck, Talita François Wahlbrinck, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – A formação e a prática docente diante da realidade da inclusão: reflexões relacionadas com a Ética do Cuidado e o Direito Educativo
Jeanny Meiry Sombra Silva, Elisa Moreira Bonafé, Laurinda Ramalho de Almeida, Kátia S. Martinho Rabelo
(PUC-SP) – Formação dos professores: como tratar a questão dos subgrupos ou panelinhas no contexto escolar?
Jéssica Ávila da Silva, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – O papel do pedagogo e a possibilidade de mediação, frente ao impacto socioafetivo gerado diante do convívio do infante com seu genitor (a), dentro dos ergástulos públicos
José Souza Ferreira da Silva
(PUC-SP) – A formação estética na educação: a importância do desenvolvimento estético para compreensão de imagens
Letícia Zanella, Luci Mary Duso Pacheco
(URI) – A influência da iniciação científica universitária nos programas de pós-graduação strictu sensu.
Quézia de Souza de Lima
(URI) – Aproximações entre o ensino politécnico e a pedagogia da alternância: um olhar sobre o trabalho como princípio educativo e de emancipação
Roberto Melchior Soares dos Santos
(UNIMES) – Memórias das aulas de Educação Física: Análise do discurso, do rito ao caos mergulhado em um passado de jogos, brincadeiras e iniciação esportiva.
08h30 às 10h00 Workshops
Sala 201
Marisa Vicente Catta-Preta, Kátia Miyahira
(UNIMES) – Psicologia, arte e educação: contribuições do trabalho com imagens no processos de desenvolvimento e aprendizagem
10h30 às 12h00 Workshops
Sala 202
Pedro Daniel Tort Silveira
(Sociedad de Dislexia del Uruguay) – El docente y el abordaje de las dificultades de aprendizaje en el contexto de las prácticas educativas.
10h30 às 12h00 Workshops
Sala 203
Paulina Hunt Precht
(Fundación FECIL) – TEATRO PEDAGOGICO: “La Violencia se Aprende, la NO VIOLENCIA Tambien”
10h30 às 12h00 Workshops
Sala 204
Nathalia Fernandes Vieira
(Universidade Estadual de Ponta Grossa) – Desafios do ensino de História da América Latina: o uso de documentos em sala de aula
14h00 às 16h00 Mesa Redonda
O que grandes cidades e políticas intersetoriais podem fazer pela primeira infância
Auditório
Mediação
Prof. Ms. Valter de Almeida Costa
Profª Dra. Ana Estela Haddad
Coordenadora do Programa Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade de São Paulo (São Paulo Carinhosa). Livre-Docente, Doutora e Mestre em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo. É Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Membro Permanente e Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Fousp. Foi Assessora do Ministério da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). De 2005 a 2010, ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), atuando na idealização e implementação do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). É atualmente membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e Membro da Comissão de Área de Avaliação da CAPES – Odontologia (Mestrados Profissionais), diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.
Prof. Ms. Rodrigo Mindlin Loeb
Graduado em Arquitetura o e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra. Atuou como estagiário, colaborador e associado do escritório Roberto Loeb Arquitetura de 1992 a 2001. Desenvolve atividade acadêmica como Professor de Projeto de Arquitetura e na Especialização em Arquitetura e Meio Ambiente desde 2001, tendo lecionado na Faculdade Belas Artes de São Paulo e na Escola da Cidade. Leciona no Instituto Presbiteriano Mackenzie, é Superintende do Instituto Brasiliana, focando em cultura brasileira.
Prof. Ms. Tim Linden
Formado em Estudos sobre a América Latina pela Universidade Harvard e Mestre em Administração pelo Insper. É Gerente de Programas do escritório da Universidade Harvard em São Paulo (DRCLAS), onde promove pesquisas, cursos e intercâmbios entre Harvard e Brasil. Membro do comitê deliberativo do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), atua em números projetos relacionados ao desenvolvimento humano. Grande parte de seu trabalho tem sido dedicado a temas relacionados com o desenvolvimento na primeira infância, educação e primeira infância, e educação e saúde pública.
14h00 às 16h00 Mesa Redonda
Estado, Políticas Públicas e Currículo no Brasil no século XXI
Sala 101
Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares
Doutor e Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor do Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e do Centro Universitário Sant´Anna (UNISANT´ANNA). Professor do Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES.
Prof. Dr. José Renato Polli
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Secretário Municipal de Educação de Jundiaí, professor doutor afastado da Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista e professor doutor do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí.
14h00 às 16h00 Mesa Redonda
Formação no Ensino Superior: perspectivas e propostas formativas
Sala 102
Profa. Ms. Lilian Barone Vieira Ardito
Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Assistente técnico de educação l da DRE Ipiranga e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes
Doutor e Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Coordenador Pedagógico e docente do Curso de Ciências Biológicas e Docente permanente do programa de Mestrado profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, membro Sócio da Sociedade Brasileira de Genética, docente no Curso de Medicina Veterinária na Unimonte, Pesquisador colaborador do Departamento de Patologia da Universidade Federal de São Paulo – Campus São Paulo.
14h00 às 16h00 Mesa de Redonda
Gênero e Diversidade na Escola, Direitos Humanos e Cidadania
Sala 103
Profª Lia Diskin
Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária. Cofundadora da Associação Palas Athena e criadora de dezenas de programas culturais e socioeducativos. Coordenadora do Comitê para a Década da Cultura de Paz – uma parceria UNESCO/Palas Athena. Conferencista no Brasil e no exterior. Articulista e editora, é também autora de Cultura de Paz – Redes de Convivência, (SENAC), Não-violência Doméstica (Instituto Avon), Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz (UNESCO), entre outros. Coautora de Paz, como se faz? (UNESCO) e de Cultura de Paz – da reflexão à ação (UNESCO). Recebeu, na celebração de 60 anos da UNESCO o Diploma de Reconhecimento pela sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Recebeu em 2010 os prêmios Trip Transformadores, e o de difusão de valores de Gandhi fora da Índia da Jamnalal Bajaj Foundation. Em 2014 recebeu o Prêmio Anita Garibaldi na Câmara de Vereadores de São Paulo. Integra o Conselho Gestor do Sarvodaya International Trust, dedicado à difusão dos valores gandhianos no mundo todo.
Profª Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Doutora e mestre em História Social pela USP. Realiza pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA – PUC-SP. É professora da UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano e Mestrado Profissional em Educação É Diretora da Fala Escrita, empresa de pesquisa e documentação histórica. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho – USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN – USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York – EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão: Guia prático de História Oral (2011), Vozes da marcha pela terra (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), Vozes da Terra – história de vida dos assentados rurais de São Paulo (2005) e Produção do conhecimento histórico (2009/2010), além artigos em livros e periódicos.
Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
Pós-doutora em História da Ciência pela PUC-SP, doutora em História Econômica e mestre em História Social pela USP. Foi professora do Departamento de Ciências Sociais na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC), nas áreas de Sociologia e Antropologia, e do Departamento de História, além dos Cursos de Geografia, Economia, Artes Visuais, Música e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Desde 2010, é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP). Desde 2008, coordenou o Curso Gênero e Diversidade na Escola para a rede estadual de ensino do Paraná e atualmente para a rede municipal de ensino de São Paulo e de Santo André. Dentre vários livros publicados é autora do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas (São Paulo: Loyola, 1996) e co-autora dos livros Vozes da Marcha pela Terra (São Paulo: Loyola, 1998); da Coleção História em Projetos de livros didáticos de Ensino Fundamental (4 v., São Paulo: Ed. Ática, 2007) pela qual é ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008.
14h00 às 16h00 Mesa de Redonda
Contribuições da brincadeira e do faz de conta para a Infância
Sala 104
Mediação
Profª Dra. Abigail Malavasi
Profa. Dra. Elisete Gomes Natário
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora de graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde – ANPEPP
Profa. Ms. Karen Ambra
Doutoranda e Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica. Vice-reitora do Centro Universitário Assunção – Unifai. Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Assunção – Unifai. Professora de Ensino Fundamental I no Colégio Assunção.
Profa. Dra. Luana Carramillo Going
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenadora do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde – ANPEPP, coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Professora da Universidade Católica de Santos.
14h00 às 16h00 Mesa de Redonda
Medicalização da Educação
Sala 201
Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro
Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora Titular, Supervisora de Estágio e Líder de disciplinas nos cursos de Psicologia e Pedagogia (ensino presencial e ensino à distância) na Universidade Paulista. Docente em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Acupuntura, Formação do Professor para o Ensino Superior (UNIP e INPG) e Alfabetização e Letramento (UNIFAI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão de Práticas Educativas (CNPq/UNIP). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do Grupo Interinstitucional sobre a Queixa Escolar – GIQE.
Profa. Dra. Ana Karina Amorim Chechia
Mestre e doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP). Atualmente é Pós-Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
14h00 às 16h00 Mesa de Redonda
A classe hospitalar e seus desafios
Sala 202
Profa. Dra. Valéria Batista
Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, mestre em Educação pela UNICID. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional da PUC-SP3. Professora do curso de Filosofia e Coordenadora do Curso de Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura e do curso de Lato Sensu em Alfabetização e Letramento do Centro Universitário Assunção-UNIFAI
Profa. Ms. Carolina Lourenço Reis Quedas Catelli
Doutoranda e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do curso de Graduação de Educação Física na Universidade Camilo Castelo Branco, Técnica da Equipe de Deficiência Física do Núcleo Pedagógico Especializado – CAPE (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e Titular de Cargo de Educação Física na Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Profª Ms. Sandra Perez Torricone
Mestre em Psicologia clínica pela PUC/SP. Especialista em Psico-oncologia pela Escola Paulista de Medicina (Atual UNIFESP). Psicóloga clínica e hospitalar do Hospital Vitória de Santos. Membro da International Psycho-Oncology Society (IPOS). Professora do curso de Pedagogia na disciplina de Psicologia da Educação e orientadora do TCC no mesmo curso e nos cursos da Pós graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
14h00 às 16h00 Mesa Redonda
O trabalho com a imagem numa perspectiva interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia
Sala 203
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica. Professor do Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental e do curso de graduação da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e parecerista das revistas Fronteiraz (PUC-SP), Ângulo (Fatea) e Paideia (UNIMES). Possui vários artigos sobre literatura, linguística e semiótica.
Profª Dra. Irene da Silva Coelho
Doutora em Filologia e Língua Portuguesa e Mestre em Letras Clássicas pela USP. Professora de Ensino Fundamental II em Santos, professora do curso de Pedagogia na UNISANTA e professora do curso de Letras (EaD) e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES. É parecerista da Revista Paidéia da Universidade Metropolitana de Santos e editora do Periódico UNISANTA HUMANITAS.
Prof. Dr. Luiz Alberto Schneider
Pós-doutor em História pela USP, doutor em História pela UNICAMP e Mestre em História Social pela PUC-SP. Professor de História do Brasil do Departamento de História da PUC-SP, do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES e professor contratado de Metodologia da História do Departamento de História da USP. É autor de Silvio Romero hermeneuta do Brasil (Annablume, 2005) e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Profª. Ms. Maria Candelária Volponi Moraes
Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, historiadora do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo de 1978 a 2003, professora tutora e coordenadora do curso de Arqueologia e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Profª Dra. Renata Barrocas
Doutora em Geografia pela UNESP e mestre Geografia Física pela USP. Professora de Geografia (EaD) e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), supervisora de estágios nas Licenciaturas de Geografia (UNIMES) e no bacharelado em Relações Internacionais (UNISANTOS).
14h00 às 17h30 Comunicação Oral
Sala 204
Bianca Freitas Leme, Marcelo Dias de Carvalho
(UNIFAI) – Biblioteca Viva: espaço de transformação social e cidadania
Carla Nogueira
(UNIMES) – Níveis distintos de atividade física na infância podem predizer os níveis de proficiência motora na adolescência
Antônio César Lins Rodrigues
(UNIMES) – Culturas negras no currículo escolar, apresentando o samba como possibilidade de resistência cultural
Katia Martinho Rabelo, Laurinda Ramalho de Almeida, Jeanny Silva Sombra, Dimas Della Torre Sousa Cabral
(PUC-SP) – Espaços/Tempos aglutinadores da formação docente: as relações interpessoais presentes nos contextos das escolas
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Auriluci de Carvalho Figueiredo
Márcia Roberta dos Santos Pires da Silva
(UNIMES) – Raciocínio probabilístico no ciclo de alfabetização
Mirta Liliana Cantoli
(Universidad Católica de la Plata) – El enfoque equilibrado en los procesos de alfabetización inicial, un paradigma de la enseñanza superador de la discusión sobre métodos. Propuesta de enseñanza de la universidad católica de la plata en la línea del enfoque equilibrado para la alfabetización inicial.
Roberto Carlos Pamplona
(EMEF Benedito Calixto) – Cultura e tradição
Salvador Rodrigues de Oliveira, Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Sueli Soares Batista
(Centro Paula Souza) – Teorias e práticas curriculares na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o ensino técnico numa instituição pública paulista.
14h00 às 17h30 Comunicação Oral
Sala 301
Mediação
Profª Ms. Zilda Borges da Silva
Nanci Lancha Novo, Clara Versiani dos Anjos Prado, Luciana Nogueirol
(UNIMES) – Memória do mal: ensino de história e cidadania
Priscila de Araujo Brito, Marcelo Dias de Carvalho
(UNIFAI) – Publicações acessíveis em bibliotecas públicas: promoção dos direitos humanos e inclusão cultural.
Raqueline Rigo Janke, Edite Maria Sudbrack
(URI) – O estado do conhecimento do conhecimento acerca da relação público X privado: o ensino apostilado na rede pública.
Rômulo Sá, Mariângela Camba
(UNIMES) – Avaliação da Educação Física Escolar e as metodologias empregadas pelos professores em suas aulas no Ensino Fundamental
Sidney Proetti
(UNIFAI/FAM) – As tecnologias da comunicação on line no ensino superior: o professor on line.
Sueli Soares Batista
(Centro Paula Souza): Formando as bases da vida profissional: análise de um programa experimental para educação de crianças e jovens indígenas no Brasil nos anos 1960.
Tânia Maranesi, Laurinda Ramalho de Almeida
(PUC-SP) – Bem-estar e mal-estar da equipe gestora: implicações no trabalho pedagógico.
14h00 às 15h30 Workshops
Sala 302
Giselle Larizzatti Agazzi (UNIMES), Marisa Vicente Catta-Preta (UNIMES)
Diversidade cultural: formação docente e a lei 11.645/08.
14h00 às 15h30 Workshops
Sala 303
Maria Isabel de Abreu Saeger Malheiro, Elaine Marcílio Santos, Abigail Malavasi
(UNIMES) – Alunos surdos: conquistando seu espaço na sala de aula.

rodape-participantes