Programação – 21/09

Home  /  Programação – 21/09

Quarta-feira – 21/09
Centro Universitário Assunção
LOCAL: Auditório UNIFAI
Horário Atividade Nome/ Titulação
08h00 Credenciamento
09h00 Coffee Break
09h30 Composição oficial da mesa com os representantes oficiais do evento
Profª Esther Precht Bañados
(Fundadora das Jornadas Trasandinas de Aprendizaje)
Profª Renata Renata Garcia de Siqueira Viegas
(Reitora da UNIMES )
Profª Elaine Marcílio Santos
(Pró-Reitora Acadêmica da UNIMES e presidente das XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje)
Profª Fátima Aparecida Antônio
Secretária Municipal Adjunta de Educação
Profª Sandra Kalil
(Coordenadora da Pós-Graduação e Pesquisa da UNIMES)
Prof. Gustavo Duarte Mendes
(Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNICASTELO)
Profª Karen Ambra
(Vice-Reitora da UNIFAI e representante da Fundação São Paulo e PUC-SP)
Profª Vânia Ramos
(Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação da UNIFAI)
10h30 Evento Cultural
10h50 Conferência de abertura
Las actividades lúdicas, su incidencia en el desarrollo integral, formación y educación de una persona autónoma, alegre y solidaria en permanente interrelación con el medio social, natural y emocional
Esther Precht Bañados
Fundadora das Jornadas Trasandinas de Aprendizaje e Presidenta da Fundación para la Educación, Cooperación e Integración Latinoamericana (FECIL)
11h20 ás 12h20 Conferência Magna de Abertura
Educação emancipatória – Panorama da Educação na  América Latina
Mediação
Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes
Frei Carlos Josaphat
Teólogo dominicano brasileiro, professor emérito da Universidade de Friburgo, Suíça. Dr. Honoris Causa pela PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2014.  Possui várias obras pulicadas no Brasil e no exterior tematizando os problemas sociais, os desafios éticos da civilização científica e tecnológica e especialmente, as relações da ética e do cristianismo com os desafios da modernidade e da pós-modernidade. Publicou recentemente, pela editora Paulus, Tomás de Aquino e Paulo Freire.
14h20 Mesa redonda
A educação na América Latina: caminhos para a equidade Social
Mediação
Profª Dra. Elaine Marcílio Santos
Lic. María Inés Rubi
(Argentina)
Maestra Normal Nacional, Licenciada y Profesora en PSICOPEDAGOGÍA, actualmente es Vice-presidente del Consejo Superior de Educación Católica (Consudec). Integra como Past-President el Consejo Consultivo de las Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. Docente Titular Consulto de la Universidad del Salvador. Co-fundadora de la Fundación Arché y Profesional SENIOR del Área de Niños de la Clínica Arché. Docente Universitaria. Durante 20 años directora de la Carrera de Psicopedagogía de la Universidad Católica de La Plata).
Profª Dra. Abigail Malavasi
(Brasil)
Doutora em Educação pela Unicamp e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente e do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos e membro do Conselho Consultivo das Jornadas Trasandinas de Aprendizaje.
Profª Dra. Edite Maria Sudbrack
(Brasil)
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente realiza estágio pós-doutoral pela UFRGS com o projeto: Avaliação em Larga Escala e o papel da União: possibilidade de Assistência Técnica à Educação Básica. É coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro do Conselho Municipal de Educação de Frederico Westphalen.. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI.
Profª Paulina Hunt Precht
(Chile)
Actriz, Licenciada en Arte, con mención en Actuación Teatral, Universidad de Chile. Diplomada en Dramaterapia Universidad de Chile. Pedagoga de la Expresión, Actriz y dramaturga. Docente Universitaria en: Diplomado en Fundamentos y Prácticas de la Dramaterapia, Universidad de Chile. Diplomado de Bienestar y Psicología Positiva, Universidad Adolfo Ibáñez. MINOR de Diversidad e Inclusión, Universidad de los Andes. Fundadora de la Oficina Teatro Pedagógico. Fundadora y consejera de la Fundación LAURA RODRIGUEZ-Reconciliación y la No Violencia y de FECIL, Fundación dedicada a la investigación en educación e integración latinoamericana. Fundadora de la Red de Artistas Latinoamericanos por La No violencia, de la corriente Latinoamericana Arte Liberador y del Colectivo teatral Teatro de la Emergencia.
Prof. Pedro Daniel Tort Silveira
(Uruguai)
Maestro-Psicólogo. Vice Presidente de la Sociedad de Dislexia del Uruguay. Vice Presidente de la Sociedad de Psicología del Uruguay. Miembro activo del Plan de Lectura del Ministerio de Educación y Cultura del Uruguay. Miembro activo del Comité Latinoamericano de ILA ( Internacional Literary Association) Past President de las Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. Miembro del Consejo Consultivo de las Jornadas Trasandinas de Aprendizaje, Socio de Honor de A.P.E.L.E.C. ( Asociación Peruana de Lectura ). Hasta 2015 asesor Psicopedagògico de los Colegios Sagrada Familia de Uruguay.
16h00 ás 17h00 Conferência
O currículo para a Educação Básica na América Latina
Mediação
Prof. Ms. Valter de Almeida Costa
Prof. Dr. Fernando José Almeida
Pós-Doutor pelo Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França, e pela PUC-SP, mestrado em Educação: Filosofia e doutor em Educação: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi secretário de Educação da cidade de São Paulo (2001-2002), Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP (1994-1996) onde é professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo. Foi Presidente da Fundação Padre Anchieta – rádios e TV educativas de São Paulo (2007-2010) e Diretor de Educação da mesma instituição até 2013. Atualmente é Diretor de Currículo, Avaliação e Formação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

rodape-participantes